Laserterapia: Quando buscar este tratamento dentário?

Os avanços na área da Odontologia estão em constante atualização. Onde novas tecnologias são desenvolvidas com o intuito de trazer mais eficiência e facilidade nos procedimentos clínicos. Uma dessas tecnologias que garantem maior conforto dos pacientes durante e após os tratamentos odontológicos é a laserterapia ou o tratamento a laser.
Com utilização iniciada há mais de 50 anos, vários tipos de tratamento dentário a laser têm sido alvo de estudos, aperfeiçoamentos e novas aplicações nos últimos anos. Estas técnicas podem ser utilizada por laser de baixa intensidade para tratar diversos tecidos odontológicos, e também por alta intensidade, onde possui ações de corte e retirada de materiais.
Devido à sua especificidade e metodologia não-invasiva, a laserterapia ganha cada vez mais destaque nos consultórios odontológicos. Conheça as variadas aplicações e benefícios do tratamento dentário a laser e saiba porque ela vem sendo alvo de tantas críticas positivas por parte de profissionais e pacientes.
Aplicações da laserterapia: diversidade e eficiência.
Todo tratamento dentário a laser possui diversos benefícios, sendo aplicado em diversos procedimentos clínicos odontológicos. Por exemplo, o laser pode ser utilizado para:
- Tratamento de cárie: remoção do tecido danificado, preparação do esmalte para receber o preenchimento, e endurecimento do preenchimento depositado;
- Procedimentos estéticos: branqueamento dos dentes, gengivoplastia (procedimento odontológico que corrige a linha do sorriso) e bichectomia ;
- Biópsias e remoção de lesões: a laserterapia de alta intensidade tem potencial para cirurgias e cortes precisos. Pouco sangramento, rápida cicatrização e menores riscos de infecção;
- Tratamento de câncer: efeitos da radioterapia e quimioterapia podem gerar efeitos colaterais na cavidade bucal. Como cáries, infecções e principalmente mucosite (inflamação da mucosa do trato gastrointestinal e cavidade oral);
- Procedimentos periodontais: tratamento do periodonto (tecido ao redor do dente), principalmente para tratamento antimicrobiano de gengivites, periodontites e tratamento do canal.
Tratamentos odontológicos a laser na Periodontia.
Um tratamento dentário a laser é um procedimento capaz de gerar alterações estruturais, bioquímicas e funcionais na área bucal selecionada para aplicação. A aplicação do laser estimula a produção de moléculas de ATP nas células-alvo. São responsáveis pelo fornecimento de energia celular. Portanto, as células se tornam mais saudáveis para realizar suas funções de modo correto e mais eficiente.
Um dos principais focos da laserterapia é no tratamento do periodonto, sendo composto por tecidos como a gengiva, cemento, ligamento periodontal e osso alveolar. Complicações nestes tecidos podem levar a uma inflamação inicial na gengiva, chamada de gengivite, como já mencionamos neste artigo: Gengivite – o que é, causa e tratamento.
Esta condição compromete a saúde bucal, podendo evoluir para a perda de dentes nos casos mais avançados, como é o caso da periodontite, já abordada neste artigo. Logo, o uso do laser se torna uma ferramenta extremamente útil para ajudar nos tratamentos em periodontia. Consequentemente, beneficia a saúde do paciente.
Aplicações da Laserterapia na Odontologia
Dentre as aplicações do tratamento dentário a laser na periodontia, podemos citar:
- Efeito analgésico: bloqueio da transmissão de sinais de dor ao cérebro, fazendo com que a percepção de dor seja eliminada. Recomendado no alívio de dores de nervos, bem como dores causadas por procedimentos pré e pós-operatórios;
- Ação anti-inflamatória: aumento do calibre de pequenos vasos sanguíneos, um mecanismo chamado vasodilatação. Logo, o inchaço e edema conseguem ser eliminados do local danificado, melhorando assim a drenagem linfática destes materiais;
- Reparação de tecidos: o aumento da circulação sanguínea e formação de novos vasos sanguíneos auxiliam em processos cicatrizantes;
- Eliminação de infecções: importante no controle de bactérias causadoras da placa bacteriana, um dos principais fatores que levam a doenças periodontais.
Como exemplo da sua atividade antimicrobiana, o laser pode ser aplicado para a eliminação de infecções presente no sulco gengival, o espaço entre os dentes e a gengiva. Neste caso, o corante azul de metileno é inserido nos sulcos, sendo posteriormente estimulado por laser de baixa intensidade.
Esta estimulação gera uma reação fotoquímica do corante, produzindo espécies reativas de oxigênios. Por sua vez, estas moléculas agem eliminando bactérias presentes. Este procedimento é altamente eficaz, rápido, não causa dor, e possui alto índice de aprovação pelos pacientes.
Conheça os diferenciais do tratamento dentário a laser.
Além de suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, a laserterapia se torna muito útil e recomendada por diversos fatores.
O tratamento a laser não induz o sangramento durante a cirurgia ou procedimentos pós-cirúrgicos, reduzindo ou eliminando inchaço e cicatrizes. Adicionalmente, a terapia a laser não exige suturas.
Outros pontos benéficos podem ser destacados pelo uso do tratamento dentário a laser, como a redução no tempo de cirurgia e a diminuição da dor e desconforto pós-cirúrgico.
Por todos estes motivos, a terapia a laser é muito bem aceita pelos dentistas, periodontistas e, principalmente, pelos pacientes.
Optar pelo uso do laser em tratamentos odontológicos pode ser uma excelente decisão. Além de apresentar todos os benefícios citados, a laserterapia é um procedimento extremamente seguro e rápido. Com alta eficiência e segurança.
Procure o seu dentista ou marque uma consulta no Consultório João Müller Odontologia e converse sobre as possíveis aplicações de um tratamento a laser para o seu caso!